terça-feira, 24 de agosto de 2010

Frustração e revolta dos policiais e agentes penitenciários na votação da PEC 300/446 na Câmara dos Deputados em Brasília

Na noite da última terça-feira (17/08) no primeiro dia do esforço concentrado da semana em Brasília não houve votação devido à discordância entre as lideranças da Câmara dos Deputados. O mais resistente à votação da PEC 300/446 foi a bancada do PT (Cândido Vacarezza) que não aceitou a votação da PEC 300/446 antes da votação das MPs 487/10, 488/10 e 489/10. Essas MPs tratam sobre a capitalização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e da preparação para a Copa do Mundo em 2014 e a Olimpíada de 2016.

Na ocasião, quando foi anunciada a suspensão da sessão no primeiro dia do “esforço” concentrado da semana, os policiais e agentes penitenciários presentes naquela casa legislativa se revoltaram, invadiram e acamparam no salão verde da Câmara. Durante a ocupação houve muito tumulto e agressões entre a polícia legislativa e os manifestantes. Os policiais e agentes penitenciários somente deixaram o salão no início da tarde de quarta-feira (18/08), quando foi anunciada a suspensão da sessão ordinária e da extraordinária.

Após mais uma vez o anúncio da suspensão da sessão, os policiais e agentes penitenciários saíram em passeata e interromperam a Avenida do Eixo Monumental, ao lado da Câmara dos Deputados. O líder do Governo Cândido Vacarezza (PT/SP) justificou que a suspensão da sessão se deu pela ausência dos deputados federais na Casa. Já o Deputado Ivan Valente (PSOL/SP) disse que não há desculpa de falta de coro, pois todos os deputados já haviam sido avisados e acordados sobre as votações, se não fosse isso, não havia razão do esforço concentrado.

O presidente do Sindpoc em exercício, Marcos Mauricio, ressaltou que não há esforço dos lideres dos blocos naquela Casa Legislativa para votar Leis e PECs que tratam de políticas sociais. “Ao contrário, eles se interessam em matérias que priorizam políticas partidárias e orçamentárias, deixando para último plano as matérias sobre políticas públicas do Estado, que sanem de fato os problemas da sociedade brasileira que sofre com tanta criminalidade. Não há um só lugar no Brasil que o tráfico de drogas não deixe vítimas e a sociedade órfão, enquanto os deputados federais ficam brincando de fazer política para seus partidos e coligados”, critica.

Câmara Federal: Vergonha Nacional

Marcos Maurício enfatizou ainda que é uma vergonha nacional a Câmara Federal da forma que se encontra. “Os deputados fazem jogo de empurra e não vão a lugar algum. É percebido que eles querem votar a capitalização do BNDES no intuito de beneficiar vários empresários de diversos setores. Essa atitude também não nos surpreende, pois a maioria dos deputados federais são empresários. Nada melhor do que “puxar a farinha para seu saco”.

O presidente do Sindpoc ainda ressaltou que a categoria continuará com a luta pela aprovação da PEC 300/446. “Essa votação é um grande obstáculo para nossa categoria, mas com certeza vamos vencer no final e não desistiremos nunca. Continuaremos com a luta pela aprovação da PEC300/446, pois nos mais distantes ricões do Brasil há famílias de policiais passando privações, trabalhando ultrapassando mais de 15 horas diárias e plantões. Por diversas vezes saindo da atividade policial para complementar a renda nos chamados “bicos”. Não desistiremos nunca, pois a classe policial civil no Brasil está cada dia mais atenta aos meandros políticos que tanto prejudica a classe trabalhadora”, conclui Marcos Maurício.

* Do http://www.sindpoc.org.br

Nenhum comentário: