BLOG DO GUSMÃO GANHA A PRIMEIRA: JUIZ NEGA LIMINARES A JAILSON E MARLEIDE
A liberdade de imprensa foi mantida.
O juiz de direito Fábio Mello Vieira, do juizado especial cível de Ilhéus, extensão UESC, negou dois pedidos de liminares ao vereador Jailson Nascimento e à ex-secretária de saúde do município, Marleide Figueiredo.
Os dois movem processos contra este Blog devido às denuncias relacionadas à dengue (clique aqui) e sobre o rombo na secretaria de saúde (5 milhões de reais), “presente de grego” deixado por Marleide, amiga e aliada de longas datas de Jailson (clique aqui).
Ambos pediram que a justiça determinasse a retirada de todas as postagens onde são citados (censura). Marleide ficou ofendida com esta montagem (clique aqui). No caso de Jailson, além de tentar censurar o famosíssimo “mosquitão da dengue” (clique aqui), ele voltou a contestar o uso da alcunha “Sarney”, vinculada ao seu nome. As alegações inspiram risos:
“como se já não bastasse ao requerido, publicar em seu blog, e ‘espalhar e levar ao vento’ pelas praças e ruas da cidade, apelido pejorativo ao requerente, chamando-lhe de ‘Sarney’, também alardeia, que o requerente é o ‘Honorável da Dengue’”.
Na decisão, o juiz ressalta que os demandantes são pessoas públicas, Jailson é “um nobre edil”, e Marleide “atuou como nobre secretária de saúde”. “Inegável que em tal situação é de se esperar crítica desfavorável, ainda que jocosa”.
O magistrado explica: “há necessidade de dilação probatória para se apurar se trata de crítica a atuação da parte demandante (o que é legítimo) ou se trata de injúria e /ou difamação; até para não se impor, como quer a parte demandante censura prévia a matéria, em tese, de cunho jornalístico, portanto, de interesse público”.
Marleide e Jailson não conseguem esconder a vinculação, já que contrataram o mesmo advogado, o Sr. Marcos Antonio Magalhães Farias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário