MINISTÉRIO PÚBLICO ACIONA NEWTON E MARLEIDE
*Do Blog do Gusmão
Os efeitos das inúmeras irregularidades cometidas por Marleide Figueiredo e Jailson “Sarney” Nascimento à frente da secretaria de saúde, em 2009, começam a atormentar o prefeito Newton Lima, o gestor que nunca sabe de nada.
O Ministério Público Estadual, através da diligente promotora Karina Cherubini, moveu no dia 06 de outubro, uma ação civil por improbidade administrativa contra Marleide e Newton, devido à contratação irregular de 45 agentes de endemias (dengue), ocorrida no final de 2009.
Em novembro do ano passado, Marleide lançou um edital – duramente questionado pelo Conselho Municipal de Saúde – para viabilizar a entrada dos agentes. A seleção, que levantou suspeitas de favorecimento a “Sarney”, ocorreu atropelando procedimentos exigidos pela lei, como publicação e homologação do resultado. Além do mais, o MPE recomendou que a secretaria fizesse um concurso público. O fato foi noticiado por este blog (clique aqui), que também publicou uma entrevista com a promotora (clique aqui).
Apesar das ilegalidades, os agentes trabalharam por seis meses, e o contrato foi prorrogado por mais dois, ferindo mais uma vez a legislação.
Sendo assim, o MPE decidiu acionar Newton e Marleide, e pede que a justiça determine a devolução aos cofres públicos do valor pago aos agentes (R$ 179.520,00). A ação também pede a indisponibilidade de bens dos dois.
O número do processo é 0009653-47.2010.805.0103.
Nenhum comentário:
Postar um comentário