sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO GUARDA MUNICIPAL É TEMA DE PALESTRA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, 13/12.

A IMPORTÂNCIA DO GUARDA MUNICIPAL É TEMA DE PALESTRA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, 13/12.

“A importância do Guarda Municipal como servidor público” é o tema da palestra que será ministrada pelo major Rezende, subcomandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar em Ilhéus, nesta segunda-feira (13), a partir das 8h30min, no Telecentro Luzinete Alves Aragon, instalado na avenida Canavieiras. De acordo com o gerente do telecentro, Robson Souza, além de contribuir para o processo permanente de capacitação na área de segurança pública, as palestras também preenchem o intervalo existente entre os ciclos dos cursos oferecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).


Robson Souza explicou que “no dia 18 de novembro, por exemplo, ministrei no telecentro uma palestra sobre ‘Doenças ocupacionais que afetam os profissionais de segurança pública’. São esforços para termos uma Guarda Municipal qualificada e cada vez mais preparada para integrar as forças de Segurança Pública de Ilhéus”. Segundo ele, “as palestras contam com o apoio do secretário municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto, que ratifica sua postura favorável não apenas com relação à capacitação prática dos Guardas Civis Municipais, mas, ao conhecimento teórico para este profissionais”.

O gerente do Telecentro Luzinete Alves Aragon informa ainda que está sendo agendada outra palestra, desta vez com o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) de Ilhéus, José Nazal. “Esta palestra deve abordar, entre diversos outros aspectos, crimes ambientais no contexto do nosso município”.

Curso

Foi encerrada no mês passado a inscrição para a terceira edição do curso de prevenção ao uso de drogas promovida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, do gabinete de segurança institucional da presidência da República. A capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias conta com a parceria do Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. Em Ilhéus, o curso tem o apoio da secretaria municipal de Segurança, Transporte e Trânsito e do Telecentro Luzinete Alves Aragon, que funciona em uma das salas anexas ao ginásio de esportes.

Inteiramente gratuito, o curso será executado pela Secretaria de Educação à Distância, da Universidade Federal de Santa Catarina. A capacitação será oferecida na modalidade de educação a distância, com carga de 120 horas, durante três meses, beneficiando cerca de 15 mil conselheiros municipais e líderes comunitários espalhados por todo o Brasil. O objetivo do curso, que deve começar a partir de janeiro, é fortalecer a atuação em rede para prevenir a violência e a criminalidade relacionadas às drogas.

Poderão participar da iniciativa, que prevê a entrega de certificados de extensão universitária emitidos pela Universidade Federal de Santa Catarina, integrantes de conselhos municipais de Segurança, Tutelar, Direitos da Criança e do Adolescente, Educação, Saúde, Assistência Social, Escolar, Juventude, Idoso, Trabalho e Segurança Comunitária e líderes comunitários atuantes em ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas.

O conteúdo do curso foi elaborado por especialistas da área, reunindo informações atualizadas sobre os seguintes assuntos: classificação das drogas e de seus efeitos, padrões de consumo, tratamentos em geral, redução de danos, prevenção ao uso de drogas, legislação específica e as diversas políticas públicas correlatas ao tema.

Online

“O Curso de Prevenção ao Uso de Drogas será oferecido mais uma vez através da rede mundial de computadores. Assim, as pessoas poderão fazer a capacitação em qualquer computador com acesso à internet. No entanto, dentro das nossas possibilidades, o Telecentro Luzinete Alves Aragon está à disposição daqueles que não tiverem como acessar a Rede”, disse o gerente do Telecentro.

* Fonte: ASCOM /Prefeitura Municipal de Ilhéus

Nenhum comentário: