quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Agentes penitenciários receberam coletes à prova de bala em Salvador

Agentes penitenciários receberam coletes à prova de bala em Salvador

  Foto: Elói Corrêa/Agecom




Agentes que integram o Grupo de Escolta e Operações Penitenciárias (Geop), e motoristas responsáveis pela escolta de detentos na capital e interior receberam na manhã desta segunda-feira (10) 50 coletes à prova de bala. Os equipamentos foram cedidos pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) a pedido do Secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Ivan Bessa.

Os coletes são do modelo tático policial indicado para uso ostensivo. Segundo o secretário da Segurança Pública, César Nunes, os coletes obedecem aos mais rígidos padrões de qualidade nacional e internacional e atenderão à preocupação do Secretário Ivan Bessa com a segurança dos motoristas que fazem escolta e dos agentes do Geop, encarregado das operações especiais nas unidades prisionais. Ivan Bessa esclareceu que fez o pedido ao Secretário César Nunes porque, no momento, não é possível abrir processo licitatório.

O coordenador do Geop, Paulo Cezar Dantas, afirmou que os coletes oferecem segurança aos agentes no momento das escoltas de transferência de internos para unidades prisionais, acompanhamento em hospitais, audiências nos fóruns, entre outros serviços. “Na prática, há muitos resultados. Isso é mais um avanço que o Geop vem buscando para a melhoria de nosso trabalho e valorização do profissional. Esse material vai nos deixar mais tranquilos na hora de desenvolvermos nossas atividades”, disse Dantas. Os motoristas Miguel Arcanjo Ferreira, do Conjunto Penal de Feira de Santana e Luis Cláudio Batista Lopes Filho, do Presídio Salvador, receberam os coletes reresentando os seus colegas.


Além dos coletes, as unidades prisionais da capital e do interior vão contar com mais dez veículos comprados pela SJCDH e que serão utilizados em serviços administrativos. Os coletes e os veículos se somam aos outros equipamentos de segurança utilizados pelos 1.400 agentes penitenciários que atuam nas 23 unidades prisionais do Estado.


De acordo com o secretário em exercício da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Ivan Bessa, a SJCDH também investiu na aquisição de algemas descartáveis e de aço para serem usadas na movimentação dos internos. Ele explicou que outras ações estão sendo desenvolvidas nas unidades prisionais da Bahia, para aumentar a segurançla com a ampliação do número de vagas e informou que a inauguração do presídio de Eunápolis deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano, bem como a construção da unidade prisional de Barreiras, “que está em fase de licitação”.

* Fonte: SJCDH/BA

Nenhum comentário: