sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Guarda Municipal responderá processo por "Usurpação de Função Pública"

Guarda Municipal responderá processo por "Usurpação de Função Pública"


O inspetor Batista, da Guarda Municipal de Volta Redonda, foi indiciado por usurpação de função - crime considerado de pequeno potencial ofensivo. O guarda municipal foi levado para a 93ª Delegacia de Polícia, depois de tentar apreender a moto de um policial militar, durante uma operação de fiscalização.
O policial considerou que não era da competência da Guarda Municipal realizar esse tipo de operação e encaminhou o inspetor para a delegacia. O suspeito vai responder pelo crime em liberdade, no Juizado Especial Criminal.




X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X



Ação:
Guarda Municipal e Suser intensificam fiscalização de veículos irregulares na cidade de Volta Redonda


Uma ação integrada entre a Guarda Municipal e a Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários) fiscalizou veículos, hoje, na Avenida Paulo Erlei, em Três Poços. Os alvos principais foram os veículos que poderiam estar circulando de maneira irregular.



De acordo com o diretor de Transporte e Trânsito da Suser, Paulo Barenco, a fiscalização foi feita através da verificação dos documentos do veículo, do condutor e do estado de trafegabilidade dos veículos. "O objetivo é tirar de circulação veículos que estejam em condições precárias ou que façam transporte irregular de passageiros. A ação proposta visa melhorar a segurança e ordenar o fluxo de veículos na localidade, já que em 2010 houveram várias reclamações sobre o trecho que liga duas cidades e fica próximo a uma faculdade, disse.

Os guardas usaram cones na sinalização da via e um trailer como base de apoio. A guarnição também contou com o apoio de viaturas (GM), que estavam a disposição da operação.

O Gerente de Operações da Guarda Municipal, Bento, informou que a medida faz parte da campanha " Volta Redonda em ordem". Ele disse que essas operações repreensivas serão freqüentes na cidade, em dias e horas alternadas no objetivo de trazer segurança e paz no trânsito, além de conscientizar os motoristas dos perigos no trânsito. "Aqueles que não estiverem de acordo com as normas de trânsito serão punidos conforme a lei", completou.


Alerta aos motoristas

Paralelamente à operação, a fiscalização contra veículos estacionados em locais proibidos também serão realizadas. A GM orienta para que os motoristas evitem estacionar em local irregular, como em cima de faixa de pedestres e em frente às garagens e em ruas estreitas.


X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X
 
 
 
 
 
As duas postagens acima foram extraídas do Diário do Vale com o objetivo de alertar aos companheiros guardas municipais de Ilhéus os riscos de cumprir ordens ilegais.


Não podemos afirmar se os GMs de Volta Redonda tem ou não definido entre suas atribuições legais a "fiscalização do trânsito", ou se o possível  corporativismo entre policiais civis e militares prejudicaram o Inspetor Batista que responderá por crime de "usurpação de função pública", o certo é que a corda sempre arrebenta do lado dos mais fracos. Daí a necessidade de analisarmos todas as ordens recebidas de nossos superiores e, quando forem manifestamente ilegais, aconselhamos a não cumpri-las para que depois não arquem com as consequências legais.


OLHOS BEM ABERTOS

Nenhum comentário: