sábado, 26 de fevereiro de 2011

Tropa de Elite 2, um murro na boca do estômago

Tropa de Elite 2, um murro na boca do estômago

 

Acabei de assistir a Tropa de Elite 2. Filmaço! Superou o primeiro em tudo. Especialmente porque botou o dedo na ferida verdadeira da criminalidade, o braço político do crime organizado.

Essa abordagem, da política permeando tudo no crime organizado do Rio de Janeiro - lá com em qualquer outro lugar - é a grande façanha do filme. Mas não só. Wagner Moura, como sempre, fantástico na pele do capitão Nascimento, só que agora tenente-coronel e sub-secretário de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Rio.


É lá que ele descobre que o "sistema" é comandando pelos políticos e que o quartel-general desse comando está justamente na Secretaria de Segurança Pública. Uma podridão total.


As demais interpretações, quase sem exceção, estão também indefectíveis. Mérito da direção - impecável de José Padilha - talvez, mas a verdade é que é um filme de excelentes atores. Padilha pode não ter tido muito trabalho com seus atores, mas com certeza sua mão desenha com maestria o filme inteiro, repetindo sua marca no anterior.


Aplausos ainda para o roteirista, o fotógrafo e a direção de arte.


Falando em aplausos, após a sessão no cinema aqui pertinho de casa, no Taguatinga Shopping, a platéia aplaudiu entusiasticamente. 

Nenhum comentário: