Eu estive lá em Salvador!

Lembro como se fosse hoje... Minha mãe me dizendo pra não ir e mesmo assim fui pra Salvador há dez anos atrás para participar e mobilizar mais estudantes para manifestações na UFBA no intuito de dar um basta nos desmandos e ilegalidades de que a Bahia vinha sendo vítima.
A Tropa de Choque da PM de ACM tentava reprimir os estudantes a qualquer custo porque protestávamos sobre a violação do painel eletrônico no senado, exigindo a cassação de ACM e queríamos (e conseguimos) mostrar que os baianos não compactuavam com a pilantragem existente.
Diante da tropa de choque, a adrenalina rompeu o medo do poder de ACM e enganamos a polícia militar ao entrar pelo campus da UFBA e por dentro da Faculdade de Direito (FD). A Polícia de Choque marchou rapidamente nas ruas de Salvador sentido FD e Vale do Canela no desejo de impedir-nos de chegarmos no bairro da Graça.
Nem mesmo o Mandado de Segurança expedido pela Justiça Federal fez com que a Polícia Militar, sob o comando da secretária de segurança, Kátia Alves, e do governador da época, César Borges, deixasse de invadir o campus da UFBA, carregada de gás lacrimogêneo, balas de borracha, cães, cavalos, balas de borracha, gás de pimenta e todos outros equipamentos de repressão dos quais nem me lembro mais.
No campo de batalha do Vale do Canela, a sociedade brasileira viu a covardia e truculência do espancamento de muitos estudantes pela PM daquele governo imoral. E depois disso é que vários deputados e senadores usaram os microfones para denunciar o que estava ocorrendo aqui em SSA (Salvador).
Um dia depois, o nosso federal e o nosso governo baiano, acuados pela repercussão negativa, assistiram pelo noticiário a multidão de jovens com olhos felizes e com dores pelo corpo lavando a calçada da rua onde ACM morava.
Sem saída ACM renuncia e inicia-se o fim do carlismo oficialmente e de fato. Ah! Nossos corações explodiam de alegria e os olhos explodiam de regozijos. Voltei para minha pacata cidade em silêncio, mas com o coração solto, livre e feliz.
Fizemos história na Bahia. E você? O que tem feito para um Brasil melhor? O que tem feito para uma Bahia cada vez mais aberta? E o que tem feito para para uma Ilhéus livre?
* Texto enviado por mensagem de e-mail de Iguaí Santos com adaptação da Redação do Blog ASDS
Nenhum comentário:
Postar um comentário