sexta-feira, 17 de junho de 2011

Guarda Municipal prende traficante com auxílio de câmeras

Guarda Municipal prende traficante com auxílio de câmeras

O Grupo Tático de Motos da Guarda Municipal de Curitiba, Paraná, deteve na tarde da última terça-feira (14) um traficante que atuava na esquina das ruas Riachuelo com Tobias de Macedo, em Curitiba. A ação só foi possível graças às câmeras de monitoramento, que flagraram a movimentação suspeita.

Com o traficante, os guardas encontraram 35 pedras de crack, 15 cartões de crédito com nomes diversos, cinco celulares e R$ 450,00. O criminoso foi encaminhado ao 1º Distrito Policial.

Apenas nos primeiros cinco meses de 2011, o Grupo Tático atendeu 445 ocorrências. O grupo foi criado em outubro do ano passado justamente para reforçar o patrulhamento no eixo central de Curitiba.

Do total de ocorrências registradas neste ano pelo Grupo Tático, 41% se referem a uso, porte ou tráfico de entorpecentes.

"Infelizmente, as drogas continuam representando uma grande ameaça para a sociedade. As ocorrências foram registradas durante o patrulhamento ou atendendo ao chamado da população", diz o comandante do Grupo Tático, supervisor Edison Bretas.

Também estão entre as campeãs de ocorrências os acidentes de trânsito, porte ilegal de armas, vandalismo e pequenos furtos.


ILHÉUS

Lamentável que três motos XRE 300 HONDA da Guarda Civil Municipal de Ilhéus estejam, ainda, paradas, há quase um ano, em virtude do não emplacamento que as impossibilita de serem utilizadas nas ruas da cidade contribuindo para o combate à violência e à criminalidade em nosso município.

Absurdo maior é que tal problema foi ocasionado em virtude de problemas na licitação dos respectivos veículos automotores, pois, segundo informações do Secretário de Segurança, a empresa vencedora da licitação não poderia, legalmente, vender veículos novos.

Somado a este e a tantos outros fatos que depõe contra a atual administração municipal, ainda temos as bicicletas da GCMI, supostamente adquiridas com notas superfaturadas em estabelecimento comercial que, originalmente, não comercializa este tipo de produto.

Tal fato é agravado pela total falta de utilização dos referidos equipamentos, pairando dúvidas, inclusive, sobre o destino de tais bicicletas havendo denúncias de que as mesmas, supostamente, foram irregularmente cedidas à Polícia Militar, as quais, se verídicas forem tais denúncias, estão sendo utilizadas, supostamente, no policiamento da Avenida Soares Lopes e de outras vias públicas onde a característica principal dos moradores é o fato de serem considerados de "alta renda".

Enquanto isso, a comunidade carente que mais precisa do apoio dos organismos de segurança pública ficam a ver navios.

* Da Redação (com informações do BONDENEWS e de fontes sigilosas)

Nenhum comentário: