sexta-feira, 22 de julho de 2011

SINDTAXI PROMOVE A QUADRAGESIMA FESTA DE SAO CRISTÓVÃO

SINDTAXI PROMOVE A QUADRAGESIMA FESTA DE SAO CRISTÓVÃO


Acontece na segunda feira (25) de julho, a partir das 18:00h, na sede do Sindicato dos taxistas de Ilhéus – SINDTAXI, na Rua Siridiao Durval – Posto do Taxista, pelo quadragésimo(40) ano consecutivo, a festa em Louvor e Homenagem  a São Cristóvão, padroeiro do taxista. As comemorações em homenagem ao santo começarão com a tradicional procissão pelas principais ruas da cidade de Ilhéus, levando o santo padroeiro dos motoristas em um andor arrumado, pelas mulheres dos taxistas, na madrugada anterior a procissão.


O cortejo partira do posto do taxista as 18:00h em direção ao centro da cidade, passando pela Avenida princesa Isabel, seguindo para a Avenida Esperança, Malhado, Avenida Petrobras retornando para o local de saída onde será realizada uma missa campal que será dirigida pelo padre João Oiticica da Paróquia que levara a bênção a todos, as homenagens do dia se encerrarão com uma confraternização dançante com o musico Benner Show e convidados, acompanhado de quitutes diversos que serão servidos aos presentes. No domingo (26) a programação e retomada com um torneio de futebol entre as praças de taxi, na Avenida litorânea Norte, no bairro do malhado com troféus, medalhas e premiações diversas, alem do já tradicional churrasco das praças que encerra a programação do padroeiro para este ano.

A organização do evento e do SINDTAXI, que espera receber um publico de mais de mil pessoas entre taxistas, convidados, políticos, autoridades, civis e religiosas e familiares, alem de pessoas devotas e curiosos que acompanham a festa todos os anos.

A festa em louvor a São Cristóvão acontece a mais de quarenta anos, mas, parte dos registros da mesma se perdeu na historia sempre realizada pelo sindicato dos taxistas que existe desde marco de 1932.

A história lendária de são Cristóvão, mártir, no século III, explica o desenvolvimento dessa nova devoção.Servidor dos poderosos, Kynokéfale (réprobo, malvado), este era seu nome pagão, resolve procurar um outro senhor e chega à conclusão de que devia recorrer à Cruz, temida pelo demônio, a que temiam todos os seus antigos senhores. Procura, então, um velho monge que o orienta para o serviço do próximo, até o dia em que, na forma de uma criança sorridente, transportará o próprio Cristo, adotando o nome de Cristóvão – que transporta ou portador de cristo. 

Acontecimentos relativamente recentes o tornaram o padroeiro dos motoristas. Sua devoção se alastrou, dado o extraordinário desenvolvimento do automóvel a partir do século XX. A novena projeta a vocação de transportador de Cristo no fundo da doutrina evangélica e ajuda os motoristas a se dar conta da importância de sua vocação, transportar.  

--
* Valério Bomfim - Professor e graduando em jornalismo

Nenhum comentário: