segunda-feira, 17 de outubro de 2011

NOTA PÚBLICA DO SINDICATO DOS JORNALISTAS

NOTA PÚBLICA


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia vem a público repudiar a agressão sofrida pelo jornalista Ederivaldo Benedito dos Santos por prepostos da Polícia Militar da Bahia durante a cobertura da Parada da Diversidade realizada na tarde do último domingo, 16 de outubro, na cidade de Itabuna, que violenta a liberdade de imprensa e o livre exercício profissional. 

No momento em que o jornalista registrava uma abordagem policial, ele foi tratado com truculência por soldados da PM, que o xingaram e exigiram que deletasse as imagens feitas. Diante da negativa, os policiais tomaram a sua máquina fotográfica, o algemaram e lhe conduziram à Delegacia, numa clara demonstração de despreparo para o exercício de suas funções.  

A ação policial foi repudiada pela população que assistiu aos procedimentos dos policiais envolvidos e pelos mais diversos segmentos da sociedade organizada. O jornalista Ederivaldo Benedito sofreu agressão e constrangimento moral por parte de prepostos da Segurança Pública, cujo comportamento afronta os preceitos constitucionais a favor da liberdade de expressão. 

Diante do ocorrido, o Sinjorba presta sua solidariedade ao profissional de imprensa e requer às autoridades competentes da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública a rigorosa apuração dos fatos e a punição dos responsáveis pela agressão. 


Itabuna, 17 de outubro de 2011.

A Diretoria

Nenhum comentário: