domingo, 2 de outubro de 2011

SEM LÍDERES A DERROTA É CERTA !!!

SEM LÍDERES A DERROTA É CERTA !!!

 

 

Equipamentos, treinamento e sede... Tudo isso é muito bem vindo!

 Mas queridos leitores, é utopia supor que só isso será suficiente para a Guarda de Valença funcionar de fato. Na verdade todo esse novo potencial necessita ser muito bem administrado e bem empregado, caso contrario, vai ser como se diz por ai:

 “UM TIRO PELA CULATRA”...

Um dos grandes entraves vivenciados por todas as Guardas Municipais do Brasil é a falta de uma unidade administrativa clara, eficiente e independente, ou seja, um Organograma Funcional com as tarefas bem definidas e delimitadas, (administração, fiscalização e execução). Outra carência é a falta de lideranças efetivas, militarmente falando, “OFICIAIS”, não existe uma hierarquia nem níveis de comando.  Nas gcms geralmente são todos de um único cargo (GUARDA MUNICIPAL) o que dificulta a evolução dessa corporação.

Frente a essa deficiência histórica, faz-se necessário ao menos criar um nível primário e emergencial de administração para a GCM Valença, pois sem essa medida dentro em breve veremos mais uma vez o trabalho da guarda cair no amadorismo...


Quando escrevia e refletia sobre esse assunto, lembre-me de um fato histórico a Batalha de Stalingrado, onde o Exercito Nazista teve sua primeira derrota na Segunda Guerra Mundial.
 O Exercito Nazista (ALEMANHA) era temido, bem armado possuía blindados, apoio aéreo e era bem treinado. Já o Exercito Vermelho (RÚSSIA) era o inverso não tinha nem armamentos básicos, mas empreendeu uma derrota fragorosa aos Nazistas graças a uma simples estratégia “Aniquilar os oficiais”...
 Com essa estratégia simples o Exercito Vermelho empregou atiradores de elite que tinham como alvo prioritário os oficiais do exercito nazista. Essa estratégia destruiu a liderança das tropas e acabou por destruir todo Exercito Nazista do leste.

Então amigo leitor nem sempre treinamento, e equipamentos são suficientes, os lideres são fundamentais o Exercito Nazista perdeu, pois ficou sem liderança no campo de batalha.
E infelizmente é justamente o que falta as Guardas Municipais, “lideres efetivos”. Não há uma preocupação com essa formação de comandantes na GCM Valença.
 Então sinceramente acredito que sem lideres a nossa corporação pouco vai fazer com todos os recursos a sua disposição...

PRECISAMOS DE CARGOS E FORMAÇÃO PARA COMANDANTES...
Rodrigo Ribeiro

 * Por: Rodrigo Ribeiro em O GUARDIÃO GCMV

 

Nenhum comentário: