quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O MOMENTO POLÍTICO DA GUARDA MUNICIPAL DE ILHÉUS - A GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE ILHÉUS PRECISA AVANÇAR

O MOMENTO POLÍTICO DA GUARDA MUNICIPAL DE ILHÉUS


A GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE 
ILHÉUS PRECISA AVANÇAR


Criada a mais de 30 anos a Guarda Civil Municipal de Ilhéus, inserida na Constituição Federal no Art. 144, destinada à proteção, bens, serviços e instalações do Município, passa por um momento ímpar de sua história. Este momento se inicia com a entrada dos 157 novos Guardas Municipais em 2009/2010, passa pela Regulamentação em Novembro de 2010, chegando ao seu estopim nas últimas semanas com a possível mudança do Comando da GCMI que despertou na Guarda Civil Municipal o sentimento de prosperidade de uma nova Guarda Municipal que não aceita mais a centralização do poder pelo poder. Ao contrário do que muitos falam internamente e externamente, a GCMI nunca esteve dividida, a final de contas a 30 anos, no seu contexto político a Guarda Municipal de Ilhéus, sempre foi administrada, pensada e mandada por um só grupo, aliás por apenas duas pessoas, que durante todo este tempo “ditava” as regras do jogo. Repito “Ditava”

Na eminência de ver a possibilidade da instituição ser Comandada por Guardas Municipais que tem Projetos, idéias e uma visão macro, onde estará inserida toda a categoria, os FILOCRATAS de sempre lutam de todas as formas para que isso não aconteça, tentando mais uma vez manter tudo sobre os seus domínios, típico de pessoas centralizadoras. Estes mesmos FILOCRATAS administram de forma bisonha e inerte as instituições que representam a categoria, SINDICATO e ASSOCIAÇÃO. Sem projetos, sem ação sociais, sem luta de classes e o mais estarrecedor sem transparência. A prestação de contas do dinheiro público não é feita de forma nenhuma, e os Estatutos que regem os direitos e deveres dos associados é escondido debaixo de sete capas.

Chegou a hora da Guarda Civil Municipal de Ilhéus avançar de verdade. Se precisarmos dividir para o progresso da instituição que se encontra paralisada, com tanta gente qualificada, iremos dividir. O que está em jogo não são nomes e nem o poder, é um Projeto para construirmos a Guarda Civil Municipal de Ilhéus que queremos. Uma Guarda Civil Municipal inserida nos movimentos sociais, uma Guarda Municipal articulada e integrada com as instituições de Segurança – Polícia Civil, Militar e Federal, uma Guarda Municipal atuante e forte. Para se ter uma idéia, a nossa Guarda Municipal não participa nem mesmo do Conselho de Segurança existente na cidade. Precisamos criar um Departamento Administrativo para nossa instituição, com suas divisões (Divisão de Gestão Administrativa, Divisão de Pessoal, Divisão Operacional, Divisão de Patrimônio e Logística, Divisão de Transporte e Divisão de Comunicação), precisamos criar os nossos Grupamentos, implantar Projetos como: Ronda Escolar, Grupo de Apoio ao Turista, Guarda na Praia, Guarda nas Praças, entre outros feitos pelos próprios Guardas Municipais.

A maioria absoluta dos Guardas Municipais de Ilhéus já disse sim a esta nova Guarda Municipal. Uma Guarda Municipal que conta com o apoio da experiência, da sensatez e da sobriedade de membros da Velha Guarda, como carinhosamente chamo os GCM’S mais antigos. Convoco aqui também, alguns seguidores destes FILOCRATAS, seguidores estes que são pessoas inteligentes, mais que até o momento ainda não enxergaram os projetos pessoais destas pessoas.

O tempo de um só “grupo” (grupo de duas pessoas) falar pela instituição, pensar pela instituição e mandar na instituição acabou. Independente da decisão de quem será o Comandante da Guarda Civil Municipal. Aqui vai o recado de todos aqueles que acreditam e participam desta nova GCMI. A nossa briosa Guarda Civil Municipal de Ilhéus não tem dono.
GCM Nascimento

4 comentários:

Anônimo disse...

QUANDO EU CRESCER QUERO SER GUARDA IGUAL A NASCIMENTO. FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS. QUE PENA QUE ALGUNS "POUCOS" SO OLHAM Á ALTURA DE SEUS UMBIGOS E DESEJOS!!!

GCM Observador disse...

Desculpem. Mas sem querer ser chato as Guardas Muniicpais do art. 144 da CF de 88 diz que são destinadas à proteção dos bens, serviços e instalções dos municípios. Botaram uma virgula entre proteção e bens e suprimiram o "dos" alterando a compreensão do texto.

Obrigado pela atenção.

Anônimo disse...

Espero que publique esse comentário, pois só escolhe os que são favoráveis as suas opiniões, e isso não é ser impas-sial, novidade! Olha Srº Xara Anônimo espero sinceramente que não exista mais um nascimento, pois essa história de subir nas paredes já é coisa de um fala fina, não pode existir dois, mais como sei que não irá aceitar esse comentário irei mandar essa postagem com os comentários para alguns blogs, para mostrar o tipo de noticia manipuladora que se publica aqui. No mais só isso.

Anônimo disse...

Impassial, foi dose! Pelo amor de Deus, antes de postar passa neste link (http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php) e revisa seu texto... A LÍNGUA PORTUGUESA agradece!