terça-feira, 10 de janeiro de 2012

MUNICÍPIO DE ILHÉUS ESTÁ APTO A ELABORAR PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

MUNICÍPIO DE ILHÉUS ESTÁ APTO A ELABORAR PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA


A partir de agora o município de Ilhéus encontra-se apto a elaborar o seu Plano Municipal de Segurança Pública, numa parceria entre as forças policiais e o Poder Público. Para chegar a esta posição, na manhã desta terça-feira (10), no salão nobre do Palácio Paranaguá, o Instituto de Promoção de Segurança Pública Municipal (Prosem), num trabalho que contou com apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Faculdade de Ilhéus, apresentou durante reunião coordenada pelos secretários Alisson Mendonça (Governo) e Marcelo Barreto (Segurança, Transporte e Trânsito), o Diagnóstico da Violência e da Criminalidade em Ilhéus.

De posse deste minucioso diagnóstico, o Gabinete de Gestão Integrada criado pelo prefeito Newton Lima através de Decreto, não só poderá fornecer informações precisas ao Ministério da Justiça, como também solicitar investimentos para o combate nas áreas de maior risco, a exemplo das localidades interioranas (distritos, vilas e povoados), que apresentam um alto índice de criminalidade e com sérias deficiências no policiamento diário.

Durante a apresentação do diagnóstico, um estudo que envolve o período de 2007-2010, deixou patente qual o bairro ilheense que ocupa a primeira posição no ranking da violência. Trata-se do bairro do Malhado, na zona Norte da cidade, que contabilizou 73 homicídios, deixando o Teotônio Vilela – que sempre teve a fama do mais violento – na segunda posição com o registro de 32 mortes, menos da metade do primeiro colocado.

Outro dado que também surpreendeu aos presentes refere-se ao número de casos por afogamentos nos anos de 2006 a 2010, computando-se 85 óbitos, o que terminou sendo o responsável por 35% das mortes ocorridas durante este mesmo período. Todos estes dados, além de inúmeros outros contidos no diagnóstico, colocam Ilhéus na quarta posição de violência entre as cidades que possuem entre 100 e 250 mil habitantes.

De mãos desses dados, afirma o secretário Marcelo Barreto, “vamos buscar agilizar a elaboração do nosso Plano Municipal de Segurança Pública, atendendo uma determinação do prefeito Newton Lima, que quer deixar esta área bastante avançada no sentido de que possamos reverter estes números desfavoráveis, e assim podermos oferecer uma cidade mais segura aos cidadãos”, finalizou.

ASCOM - PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS 
 
* Post reproduzido do blog do GCM Nascimento

Nenhum comentário: