sábado, 21 de janeiro de 2012

SENASP REALIZA PESQUISA SOBRE MULHERES NA SEGURANÇA PÚBLICA GUARDAS MUNICIPAIS FICAM DE FORA

SENASP REALIZA PESQUISA SOBRE MULHERES NA SEGURANÇA PÚBLICA
GUARDAS MUNICIPAIS FICAM DE FORA

* Por Luciano Campelo


A SENASP/ MJ (Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça) realizará entre 20 de janeiro e 20 de fevereiro de 2012 uma pesquisa nacional on-line sobre a presença de mulheres nas instituições de segurança pública a fim de elaborar um perfil nacional.

Tal pesquisa é pioneira no Brasil e seu relatório final tende a estimular a adoção de políticas públicas voltadas especificamente para a valorização do contingente feminino das policias civis e científicas,   policias militares e corpos de bombeiros militares no que se refere a valorização profissional, saúde e qualidade de vida.

Mais uma vez as guardas municipais ficaram de fora deixando entender que as forças contrárias ao avanço de tais instituições municipais de segurança pública estão tendo êxito ao criar cada vez mais obstáculos aos seus avanços com a consequente regulamentação nacional.

Se os guardas municipais de todo o Brasil não se organizarem melhor, certamente, terão regresso em suas lutas dado ao fato de que os opositores à nossa causa vêm se organizando para combater nossos avanços e as chamadas "Atividade Delegada" que legaliza o bico dos policiais militares vêm crescendo a cada dia.

Importante lembrar que a Atividade Delegada consiste na contratação de policias militares em horário de folga, pelos municípios, para exercer funções próprias dos guardas municipais. Os recursos financeiros municipais gastos com a Atividade Delegada poderiam e podem ser utilizados pra melhor remunerar os guardas municipais e investir em materiais e equipamentos que permitam a tais agentes realizarem suas funções com dignidade.

Precisamos acordar, melhor nos organizar e fazermos a nossa parte, caso contrário os guardas municipais serão reduzidos a vigilantes patrimoniais ou até extintos.

* Segue abaixo o texto, na íntegra, enviado pela SENASP através da Rede EAD:



Prezado Profissional de Segurança Pública,

A Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP/MJ está realizando pesquisa sobre a presença de mulheres nas Instituições de Segurança Pública. Trata-se de uma iniciativa pioneira, que visa a elaboração de um perfil nacional das mulheres integrantes das Polícias Civis, Polícias Militares, Polícias Científicas e dos Corpos de Bombeiros Militares.

A pesquisa procura obter informações de forma mais ampla e aprofundada para a composição deste perfil, buscando conhecer as atividades que as mulheres realizam, as condições que encontram para o desempenho de suas atividades cotidianas, suas principais demandas e dificuldades, as iniciativas institucionais para qualidade e valorização profissional, qualidade de vida e saúde. Ao traçar este perfil, a pesquisa espera contribuir para dar visibilidade às mulheres integrantes das Instituições de Segurança Pública, razão pela qual também são abordados aspectos das relações profissionais entre homens e mulheres em cada uma das Instituições pesquisadas.

A colaboração de todas as mulheres profissionais de segurança pública é muito importante para a pesquisa. Esclarecemos ainda que as respostas são anônimas, por meio do questionário online e deve ser feita por um único acesso e apenas por profissionais do sexo feminino.

O questionário estará disponível a partir de 20 de janeiro até o dia 20 de fevereiro de 2012 nos links abaixo conforme a instituição da respondente.


Polícia Civil: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dEdDcTZfTWkyeGNVOWxkLWNlOE1Jd0E6MQ


Polícia Científica: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dG1qQW0zMXRRNE5pMlVxRGJnemVjUVE6MA


Polícia Militar: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dG14eEZOQkNjS2lQSmVPRlk5b01wRkE6MA


Corpo de Bombeiro: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dF9uQnBQN09qMUo4elNBTnZHRm5RZ0E6MA


Os resultados da pesquisa serão transformados em uma publicação e divulgados posteriormente no site do Ministério da Justiça. Espera-se ainda que o relatório final subsidie a elaboração e implementação de políticas específicas de valorização profissional, saúde e qualidade de vida para as mulheres do segmento.


Na expectativa de contar com a participação de todas as mulheres profissionais de segurança pública, antecipadamente agradecemos sua disponibilidade e colaboração também na divulgação.


Cordialmente,


Equipe Projeto Qualidade de Vida/Pesquisa Mulheres nas Instituições de Segurança Pública

Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública – DEPAID

Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP


* Luciano Campelo - Guarda Civil Municipal em Ilhéus/BA, Presidente da ASDS, estudante de Direito e Filosofia.

Nenhum comentário: