O presidente da BM&F Bovespa, Edemir Pinto, anunciou que o processo de capitalização da Petrobras fez da entidade “a segunda maior bolsa do mundo”. Segundo ele, o procedimento permitiu atrair uma montanha de recursos para o Brasil. De acordo Edemir Pinto, daqui para frente a entidade buscará metas que assegurem, por exemplo, a participação de pequenos investidores nos negócios do mercado de ações brasileiro. Além disso, a BM&F Bovespa pretende atrair cerca de 200 companhias até o ano de 2014 com o objetivo delas negociarem papéis nos pregões da bolsa brasileira.
“No fechamento do pregão de ontem, a BM&F Bovespa se tornou a segunda maior do mundo em valor de mercado. Éramos até a abertura a terceira maior.Como empresa o valor chegou R$ 30,4 bi. Isso é 25% maior que a soma das três bolsas consideradas as catedrais do capitalismo. O valor certamente esta ligado ao potencial do crescimento do país. O que vemos hoje é a comprovação do seu compromisso com a estabilidade econômica que deu e continuará dando frutos.”
Ainda no discurso, Edemir Pinto destacou que as histórias da economia brasileira e do mercado de capitais estão divididos em antes e depois da capitalização da companhia. Ele sugeriu que o governo estabeleça mais incentivos para que se amplie a partiipação dos cidadãos no mercado acionário. Segundo o presidente da Bovespa, trata-se de “um convite aos brasileiros” para se tornarem sócios das companhias negociadas na bolsa.
“Vamos reduzir os custos para pequenos investidores na bolsa.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário