sábado, 5 de fevereiro de 2011

ASDS se posiciona contra concurso para vigilante

ASDS se posiciona contra
concurso para vigilante


É no mínimo imoral que o Governo Municipal de Ilhéus, até agora, não tenha convocado o restante dos companheiros aprovados e classificados no último Concurso Público para Guarda Municipal demostrando total desrespeito às leis, à Justiça, aos concursados ainda-não-convocados e ao povo.

Como se não bastasse tudo que vem fazendo de ruim e o que não vem fazendo de bom, tem a cara de pau de abrir um novo concurso público para vagas previstas no concurso anterior, que tem aprovados a serem convocados, nos fazendo imaginar que, possivelmente, o grande objetivo dos atuais governantes municipais é o de arrecadar bastante dinheiro para depois, mais uma vez, frustrar os interesses dos candidatos ao concurso.

No caso da Guarda Municipal a situação é muito pior, pois, há anos que o prefeito e seus auxiliares vêm dizendo que não pode convocar os demais candidatos aprovados porque não têm dinheiro, porque a prefeitura tá enfrentando uma crise financeira terrível, e assim por diante. As desculpas esfarrapadas são as mais variadas até que, neste momento, o prefeito inimigo da guarda municipal resolve abrir um novo concurso. Que piada de mal gosto!

O Edital do Concurso Público Nº 01/2011 e o Edital de Retificação Concurso Público Nº 01/2011 prevê a abertura de vagas para 19 (dezenove) vigilantes que, após os procedimentos de inscrição e avaliação serão convocados e contratados para trabalhar na zona rural do Município de Ilhéus.

Vejamos o absurdo, o Vigilante tem como função principal fazer a vigilância patrimonial das instalações municipais para a qual foi designado, função esta que faz parte das atribuições legais dos Guardas Municipais, de onde deduz-se que o prefeito está, propositadamente, negligenciando a contratação dos demais concursados ainda-não-convocados.

Nos parece óbvio que o cargo de Vigilante já devería ter sido extinto do quadro de servidores do Município de Ilhéus, pois, suas funções são conflitantes com a dos Guardas Municipais. Além do que, pode estar havendo uma segunda (má) intenção escondida e/ou camuflada já que, segundo rumores que percorrem os corredores do Palácio Paranaguá, os Agentes de Vigilância, aqueles companheiros "guardas municipais antigos", poderão ser excluídos do quadro da Guarda Civil Municipal já que, tecnicamente, segundo João Fraga e outros inimigos da guarda, tais companheiros não seriam guardas.

Precisamos ficar atentos a tais manobras. A categoria precisa se posicionar contra a abertura destas vagas para vigilantes; Exigir a imediata convocação dos demais colegas aprovados no concurso pra guarda municipal; E pressionar o governo municipal a extinguir o cargo de vigilante para que estas manobras não voltem a ocorrer.

Nenhum comentário: