domingo, 10 de abril de 2011

QUAL O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA JUSTIÇA NO BRASIL

QUAL O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA JUSTIÇA NO BRASIL

Por Lucinéa Cerqueira- advogada

Quinta feira 7, fiquei sensibilizada com o apelo veiculado no Blog Agravo e a Porrada, que pedia a ajuda de um advogado porque uma senhora  se encontrava presa por ter supostamente roubado um remédio.

Entrei em contato com o Blog Agravo e me dispus a assistir esta senhora.

Fui 3 vezes ao xadrez visitar  D. MARIA, pegar procuração orientá-la e agilizar sua soltura. Envergonhada ela chorava o tempo todo, percebi que se tratava de pessoa extremamente necessitada, só sabia assinar o nome, não  vi maldade ou periculosidade naquela Senhora( na delegacia todos torciam pela soltura de D. Maria).

Ontem dia 8 a Magistrada da 1ª VARA CRIME DE ILHÉUS Dra.  JEINE VIEIRA GUIMARÃES,   emitiu de ofício o alvará de soltura, relaxando a prisão de Maria que responderá o processo em liberdade.

O bom senso desta Magistrada prevaleceu e a INJUSTIÇA  DA LEI PENAL BRASILEIRA  foi contida.

MARIA mora num barraco de madeira com 2 cômodos, não tem água encanada, nem luz. Mora em total miséria na beira do rio na rodovia Ilhéus Itabuna, com seus seis filhos menores, sendo um deficiente.

Maria sobrevive do pescado do rio. 

Ontem e ainda hoje  jornais de todo o País nos dá conta que a Polícia Federal pediu a abertura de inquérito de 11 pessoas envolvidas no esquema do mensalão, que 38 já estão respondendo a processo no STF, que mais 17 estão sendo indiciadas, e que MAROCS VALÉRIO & Cia recebeu R$ 92 MILHÕES do nosso Banco do Brasil e da nossa Petrobrás entre outras.

Fui ver D. Maria ela pescava o almoço dos filhos, ela é pescadora e marisqueira. É pessoa pobre na forma seca da Lei.

Definitivamente não quero justificar, nem julgar, mas temo que nossa sociedade deva refletir sobre as matérias veiculadas e todos os acontecimentos, dai o exemplo CASO D. MARIA X  OS MARCUS VALÉRIUS  desse nosso Brazis.

Coincidentemente acabo de ler no blog Pimentanamuqueca a seguinte manchete do jornalista Ailton Silva ( A CORRUPÇÃO NO BRASIL “FORMALIZOU-SE” COM DOM JOÃO VI).Trata SOBRE O LIVRO 1808, OBRA DE LAURENTINO GOMES e  me chamou a atenção a seguinte frase que se encontra em destaque:

“Bandidos eram nomeados para governador de capitanias e a lei punia apenas os criminosos pobres”.

E logo pensei...

ETA HERANÇA MALDITA!

O fato é que estamos delegando poderes a pessoas para criar  leis  que somente são aplicadas aos mais fracos, aos pobres.

E me pergunto o que efetivamente fazem nossos políticos para tirar da miséria pessoas como D. Maria que cometem o chamado furto famélico...

TAÍ UMA REFLEXÃO PARA 2012...

VOTO NÃO SE VENDE, mas pode ser COBRADO, SE COBRA  MAIS SÁUDE, EDUCAÇÃO, TRABALHO, DIGNIDADE, ETC e ETC...

LUCINÉA CERQUEIRA- ADVOGADA
* Postagem reproduzida do Blog AGRAVO

Nenhum comentário: